Controladoria de Floriano promove curso aos servidores que atuam na gestão e fiscalização de contratos
A Prefeitura de Floriano, através da Controladoria-Geral do Município, promoveu nesta terça-feira, 15 de abril, um curso com o tema 'Fiscalização de Contratos e Novo Fluxo de Despesas', voltado aos diretores administrativos e fiscais de contratos que atuam nas secretarias municipais de Floriano. O curso, com duração de dez horas, foi ministrado pelo instrutor Maike Oliveira, advogado especialista em licitações e contratos e presidente da Ucib - União de Controladorias Internas do Estado da Bahia.
A capacitação foi dividida em dois momentos: a princípio, teórico, com abordagem sobre a finalidade e importância do controle interno na administração pública, funcionamento da gestão municipal, instrumentos de planejamento administrativo através das leis que norteiam a administração pública: PPA, LDO, LOA e QDD, até culminar em Licitação, especificamente a nova Lei de Licitações nº 14.133/2021 e suas fases, discorrendo sobre os principais tipos e modalidades.
No segundo momento, o instrutor oportunizou aos participantes aplicarem, na prática, parte da teoria abordada pela manhã, de forma a sanar as dúvidas quanto à aplicabilidade das modalidades corretas e instrumentos necessários a cada fase da licitação. " Esse conhecimento aos diretores e fiscais de contratos facilita todo o trâmite dos procedimentos e contratos. É importante que todos conheçam mais profundamente cada etapa para que os processos fluam sem vícios e com maior celeridade", explicou a controladora de Floriano, Ângela Damas.
De acordo com a controladora, a ideia do curso foi capacitar os servidores que atuam na parte administrativa das secretarias municipais, tanto os que estão ingressando agora na administração pública, como os que já são veteranos, como forma de atualização dos conhecimentos. "A gestão de Floriano sempre tem essa preocupação de profissionalizar os seus servidores para que a máquina pública seja eficiente. Quando todos atuam de forma padronizada, seguindo os trântimes adequadamente, os processos tendem a fluir com mais eficiência e agilidade", concluiu Ângela.