Estudantes da Rede Municipal de Floriano participam da 2ª Avaliação Fluência Leitora
A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está realizando a aplicação da 2ª Avaliação de Fluência Leitora nos dias 6, 7 e 8 de novembro. O teste está sendo aplicado em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino que atendem turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, por meio da Plataforma PARC, Programa pela Alfabetização em Regime de Colaboração.
A avaliação Fluência Leitora tem como foco o desenvolvimento de habilidades essenciais para o aprendizado dos estudantes, como a consciência fonológica, a velocidade de processamento, a memória de trabalho fonológica, a aquisição de vocabulário, além do processamento visual e sequencial. Estas competências são fundamentais para o progresso acadêmico, não apenas na disciplina de Língua Portuguesa, mas também em outras áreas do conhecimento, pois influenciam diretamente a capacidade do estudante de compreender e interagir com o mundo ao seu redor.
De acordo com a professora Eva Guimarães, coordenadora da aplicação da avaliação, “um leitor fluente é capaz de reconhecer as palavras e interpretar as frases rapidamente, o que facilita a compreensão das informações e promove uma leitura mais eficiente e crítica”.
A Fluência Leitora, portanto, visa não apenas medir a velocidade e a precisão na leitura, mas também avaliar a capacidade de interpretação e compreensão do texto, habilidades essenciais para o desenvolvimento acadêmico e para a formação de cidadãos críticos e bem-informados.