Prefeitura de Floriano inicia distribuição de produtos da alimentação escolar
A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), iniciou na última semana, a distribuição dos alimentos que compõem o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A ação tem como principal objetivo garantir a oferta regular e de qualidade das refeições servidas aos estudantes da rede municipal de ensino, totalizando mais de 11 mil refeições mensais (11.747), preparadas com base em critérios nutricionais e no aproveitamento de alimentos variados.
Os produtos que integram a alimentação escolar municipal são divididos em três grupos: itens da (1) agricultura familiar - alimentos; (2) não perecíveis; (3) proteínas - como carne e frango. Os alimentos da agricultura familiar como frutas, verduras e hortaliças são fornecidos por hortas comunitárias e produtores rurais da região, promovendo uma alimentação mais saudável e diversificada, além de fortalecer a economia local e incentivar a agricultura sustentável.
Para garantir o abastecimento contínuo das escolas, a SEMED segue um cronograma de distribuição elaborado conforme as necessidades das unidades de ensino. Os alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, óleo e farinha, são entregues mensalmente. Já a carne e o frango são distribuídos quinzenalmente, enquanto os produtos da agricultura familiar chegam às escolas toda semana, respeitando a necessidade de conservação e qualidade dos alimentos.
Somente para o mês de agosto, a SEMED recebeu quase 60 toneladas (57.441 kg) de alimentos, distribuídos da seguinte forma: 9.823 kg provenientes da agricultura familiar, 40.502 kg de produtos não perecíveis e 7.116 kg de carne e frango. “Esse volume garante o funcionamento adequado do programa e contribui para a permanência dos alunos na escola, além de garantir o bem-estar e desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos pela rede pública”, finalizou a secretária de Educação, Marisol Simplício.