X Fórum de Educação Inclusiva marca os 128 anos de Floriano com emoção, participação e compromisso com a equidade
Nesta sexta-feira (04), como parte das comemorações pelos 128 anos de Floriano, foi realizada a 10ª edição do Fórum de Educação Inclusiva, um dos eventos mais emocionantes e significativos da programação oficial do município. O fórum tem como tema “Educação Inclusiva: educação com equidade, afeto e pertencimento” e reforça o compromisso da gestão com uma educação mais acessível, humanizada e acolhedora para todos.
A abertura aconteceu no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e contou com a presença do prefeito Antônio Reis, do vice-prefeito Joab Curvina, da secretária Municipal de Educação, Marisol Simplício, representantes da Defensoria Pública, do Conselho da Pessoa com Deficiência, vereadores, professores e demais profissionais da rede de ensino.
O momento foi abrilhantado com a execução do Hino do Piauí e de Floriano em Libras, apresentada pelos alunos da Escola Municipal José Francisco Dutra, emocionando o público presente. Um dos pontos altos da cerimônia foi a homenagem à Irmã Raimunda Ferreira Paiva Neta, referência na educação especial no município. A religiosa implantou a primeira sala de educação especial de Floriano e, desde então, tem sido símbolo de luta e dedicação à inclusão.
Atualmente, a educação inclusiva em Floriano atende 520 alunos com laudos e 127 em investigação diagnóstica. Além disso, conta com 20 salas de recursos multifuncionais, com previsão de implantação de mais 8 unidades, ampliando o atendimento a crianças da zona urbana e rural do município.
A palestra magna foi promovida pela dra. Lara Siqueira Nunes de Araújo, abordando a “Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) como vertente da inclusão”. Além da formação realizada no auditório da UFPI, a X edição do fórum aconteceu durante todo o dia, de forma concomitante em mais dois espaços: (1) no miniauditório da UFPI, destinado a guardas patrimoniais e agentes operacionais, e (2) no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), espaço preparado para mães/famílias e as crianças da rede de educação inclusiva, com uma programação especial fortalecendo o elo entre escola e lar.