Assistência Social de Floriano realiza encontro sobre Escuta Especializada de crianças e adolescentes
A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEMDAS), realizou nesta terça-feira, 16 de setembro, no Auditório Pauliran da Costa e Silva, a apresentação do Protocolo de Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
O evento contou com a palestra da coordenadora do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção a Crianças e Adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, Marília Milliane, que abordou a importância da escuta especializada como instrumento essencial para garantir um atendimento humanizado, acolhedor e livre de revitimização.
Participaram do momento representantes da rede de proteção do município, incluindo servidores da SEMDAS (CRAS e CREAS), profissionais do CAPS, equipes do Hospital Regional Tibério Nunes, conselheiros tutelares e do CMDCA, representantes do 3º BPM, da 3ª Vara do TJPI - Comarca de Floriano, professores e gestores das redes municipal e estadual de ensino, agentes comunitários de saúde e servidores que atuam na garantia dos direitos à infância e adolescência.
Durante o encontro foram apresentadas as diretrizes e procedimentos do protocolo, com orientações sobre o papel de cada instituição no atendimento e encaminhamento adequado dos casos de violência. A iniciativa tem como objetivo promover ações integradas para prevenir violações de direitos e assegurar o acolhimento qualificado de crianças e adolescentes.